domingo, 3 de abril de 2011

Preservando suas cutículas - Parte 1

Olá =) Hoje o post vai para todo mundo que fica me perguntando o que eu faço para conseguir ficar longe do alicate e resistir à tentação de tirar minhas cutículas, de eliminá-las, assassiná-las xD Antes de qualquer coisa, quero deixar claro que são apenas dicas que funcionaram para mim, mas que provavalmente vai ter outros resultados para outras pessoas, talvez melhores, talvez piores, nunca se sabe.










Também quero avisar que não tirar mais cutículas não é algo fácil a ser feito, afinal, é um hábito (às vezes até um vício) que as mulheres desenvolvem ao longo dos anos, desde quando eram crianças ou adolescentes. É algo que a gente faz automaticamente, que nos ensinam e pronto.

É como dizem: velhos hábitos dificilmente morrem. Mas morrem, podem acreditar, basta a gente querer ;)

Então vamos lá...

Eu fui uma roedora compulsiva de unhas por muitos e muitos anos. Desde que me entendo por gente, me lembro de roer, engolir até, e de comer a pele que fica ao redor da unha, sabe? Doía, era um caos, eu vivia levando choque quando abria a torneira para tomar banho. Enfim, eu sofria bastante, porque era uma dor física mas também emocional, afinal, todo ser humano que aparecia me mandava parar com aquele hábito horrível, que me faria mal, que me deixaria doente, que era feio e que moçinhas não deviam fazer aquilo... A mesma ladainha que todo mundo que rói unha escuta.

Eu usei, inclusive, aquele esmalte da Avon que tem gosto ruim e é feito especialmente para os roedores de unha. Se adiantou? Não, não adiantou, mas talvez seja porque sou uma pessoa muito teimosa e insistente, talvez dê certo para outras pessoas, senão não existiria produtos como ele, né?

Eu devia ter meus 12, 13 anos quando comecei a deixar minhas unhas em paz. Não lembro ao certo quando nem como, mas um dia decidi parar. Fui abrindo mão daquilo, não porque alguém me mandou ou fez pressão para que eu parasse, simplesmente porque eu quis. Meu sonho era ter unhas compridas a ponto de fazerem barulhos quando encostadas numa superfície, sabe? E que eu pudesse pintá-las com qualquer cor de esmalte, elas seriam lindas e perfeitas.

Foi assim: se antes eu roía todo dia, passei a roer apenas uma vez por dia, depois apenas num dia da semana e, quando percebi, só roía uma vez por mês, só pra eu me lembrar como era.

Até que, nao lembro quando, isso acabou. Hoje tenho 23 anos e nem sei mais que gosto minhas unhas têm :)

Hoje sei que roer unhas não é simplesmente um hábito ruim, tem sempre algum problema emocional (geralmente de ansiedade ou algo do tipo) por trás disso, e é bom aprender a lidar com isso também.

Contei essa parte da minha vida para que vocês percebam que, se até eu, uma ex-roedora compulsiva de unhas, que têm unhas fracas justamente por isso, e que até hoje têm traumas nas unhas por causa disso, se até eu consegui ter cutículas saudáveis e perfeitas, então qualquer pessoa consegue!

Foi em janeiro desse ano que eu decidi criar o Clube do Esmalte para dividir com as pessoas minha paixão, não só pelos esmaltes, mas também porque acredito que a cor do esmalte que a gente usa reflete um pouco da nossa personalidade e do nosso estado de humor naquele determinado momento.

E foi pesquisando em outros blogs sobre esmaltes que eu descobri que a nova "onda" é não tirar mais cutículas. No começo, fui meio incrédula, eu simplesmente nunca tinha pensado que a cutícula simplesmente pára de crescer se a gente não mexe mais com ela e a hidrata a ponto de, um dia, ela ficar lá pequena e linda no canto dela!

Fui tirar a prova e descobri: é tudo verdade!

Parar de tirar a cúticula é mais ou menos como fazer dieta: dá vontade de desistir, dá vontade de voltar atrás e parece que não tá surtindo o efeito que a gente quer. É preciso muita força de vontade e um enorme desejo de mudar e seguir em frente com aquilo. Até que, um dia, vc acorda e percebe: suas cutículas estão lindas! E você fica feliz como se tivesse emagrecido 5 quilos, porque sabe que deu trabalho, mas que valeu à pena.

Também é preciso investir algum dinheiro, já que, como tudo na vida, isso também não vai ser de graça. Mas eu penso que esse dinheiro vai ser economizado no futuro, quando você nunca mais precisar ir a um salão fazer suas unhas. E é assim para mim hoje, nem sei mais o que é gastar dinheiro com manicure, porque não vejo necessidade de que outra pessoa faça o que eu aprendi a fazer tão bem.

Outra coisa que compensa é o tempo. Se antes eu passava 1 hora deixando minha mão de molho, empurrando cutícula, depois passando por aquele momento tenso do alicate, rezando para que nenhum "bife" fosse arrancado, pra depois passar o esmalte, hoje esse processo é bem mais rápido: esmalte e fim!

Para que isso aconteça, é preciso disciplina. No começo, suas cutículas vão se rebelar contra você, afinal, você passou longos anos judiando das coitadas, arrancando mais do que devia, e isso causou um trauma nelas. A chave do segredo é hidratação, hidratação e hidratação. Vale de tudo: desde beber muita água até usar qualquer produto que seja feito para hidratar.

Querem saber quais eu uso? Vou mostrar agora:


Antes de mais nada, para fazer disso uma rotina, é bom arrumar uma necessarie que vai ser carregada na bolsa, assim fica mais fácil não esquecer o que precisa ser feito.


Dentro da minha, eu carrego todos esses produtos:




Foi o primeiro produto que usei quando decidi parar de tirar a cutícula. É um clássico, todo mundo que conhece sobre unhas e esmaltes, conhece a famosa cerinha da Granado. Acho que eu paguei R$15,00 por ela e a uso de 2 a 3 vezes por dia. É cheirosa e muito eficiente. Apesar do potinho ser minúsculo, rende bastante: a minha já dura há uns 2 meses e ainda tem quase a metade. Recomendadíssima!


- Creme para as mãos

Acho difícil achar um creme para as mãos que não seja eficiente. Atualmente, eu uso esses dois, ambos têm um cheiro agradável e uma consistência ótima. Eu intercalo entre eles para não enjoar. E como o da Avon tem filtro solar, eu o uso sempre antes de sair de casa por causa do sol. O outro eu uso quando estou trabalhando ou dentro de casa. São baratinhos, variam em torno de R$ 5,00 a R$10,00.


- Mira-cuticle, da Avon


Esse aí não pode faltar. É o único produto que serve para REDUZIR a cutícula, não apenas para hidratar. Tem ácido lático na sua fórmula, entre outras coisas boas. Custa apenas R$5,00 (quando entra na promoção, custa menos de R$4,00!!!) e deve ser usado dia sim, dia não, durante a primeira semana. A partir da segunda semana, tem que ser usado pelo menos uma vez ao dia. Eu o uso duas vezes, uma de manhã e uma à tarde. É prático, não faz lambreca, e dura bastante também. Ainda tô no meu primeiro tubinho.

- Pauzinho de laranjeira

Eu o uso após o Mira-cuticle porque não gosto da tampa do tubinho, que teoriamente serve para empurrar as cutículas com o produto. Acho o pauzinho muito mais prático e eficiente, serve para deixar a cúticula no lugar dela, pra ir se acostumando a ficar lá quietinha. Custa tão baratinho que eu nem sei quanto, mas é mega fácil de ser encontrado em qualquer lugar que venda esmalte. Não podemos viver sem ele ;)


- Caneta hidratante para cutículas

Essa é minha queridinha.

Comprei pela Internet, por R$30,00, mas vale cada centavo. Ela foi feita pela Dani, do Unha Bonita e é excelente. Eu a uso o tempo todo, sempre que lembro, lá vou eu passá-la. É prática e bem econômica... Ainda vai demorar alguns meses para eu precisar comprar outra, ou seja, vale muito à pena!






Bom, esses são os produtos que eu carrego na minha bolsa para serem usados sempre que eu lembrar. É o básico para quem quer deixar as cutículas intactas e abandonar para sempre o alicate.

No próximo post vou mostrar outros produtos que uso em casa e que também são excelentes, pelo menos para mim =)

Também vou tirar fotos das minhas cutículas atualmente, para quem estiver curioso para vê-las. Estou sem tirá-las há 2 meses e já estou satisfeita, nem me importo de tê-las ali aparecendo um pouco, acho até que são simpáticas, juro xD

Espero que tenham lido até o fim, ficou grande, mas tentei explicar tudo certinho para que vocês entendessem bem ;)

5 comentários:

  1. Muito bom saber das suas dicas, sei que vai ajudar mta gente q fica com aqueles cantinhos das unhas todos machucados por causa do alicate. Eu sinceramente nunca fui de tirar cutícula, mas gostei das dicas p hidratá-las (tadinhas delas..)

    Aguardo a próxima parte =D)

    ResponderExcluir
  2. CARA, sua história de roedoro é IDÊNTICA à minha! Idêntica, sério!! A única diferençazinha é que na minha adolescência eu só conseguia não roer quando estava de esmalte, então eu tinha até uma mini coleção com esmaltes fluorescentes e um até que brilhava no escuro. Mas aí não sei pq parei de usar os esmaltes, voltei a roer as unhas. Os esmaltes ficaram velhos e, claro, endureceram. Aí tive que jogá-los, inclusive minha paixão que era aquele que brilhava no escuro.
    Aí parei de vez mesmo de roer tem uns 3, 4 anos... e cerca de um ano voltei a comprar esmaltes e tudo mais que vc já sabe! Hehehehe...
    É legal que boa parte das cores que tenho hoje são bem iguais às que tinha na minha adolescência, tipo o rosa, amarelo e roxo fluorescente, o rosa chiclete, enfim...

    Ah, to pensando em comprar uma canetinha pra mim tb!! Em breve!!
    ;)

    ResponderExcluir
  3. Se eu conseguisse seria o maximo.... pq ninguem merece os bifes q andam tirando de mim..... vc sabe q sou vítima!!!!
    Aguardo mais post.... beijos

    ResponderExcluir
  4. Eu nunca rói unhas, mas as cutículas sempre tirei e comecei bem cedo, aos 12.Ano passado eu descobri o site unha bonita, e fiquei super empolgada, depois descobri que é muito maior essa coisa toda de esmalte do que eu podia imaginar.
    Ai comprei a caneta hidratante do UB e adorei, ela foi ótima e também carrego na bolsa, junto com o hidratante de castanha do pará da natura, pq ele não deixa a mão melecada.
    Quero testar a cerinha da granado, ela é boa?

    ResponderExcluir
  5. Muuuito bom esse post ;) eu ainda vou ser regrada e lembrar de passar as coisas certinho que nem você, aliás, preciso comprar o redutor da Avon porque parece ser o mais eficiente né? se souber de alguém vendendo ;) bjooo, e ah, suas unhas estão lindas \o/ parabéns!!!

    ResponderExcluir